Como sair do achismo. Decisões com base em dados.

Eu estava lendo o incrível blog Think With Google hoje e um artigo serviu como uma luva para o momento em que me encontro com os projetos de meus clientes e em meu próprio negócio.

Quando estamos planejamento novos horizontes, públicos, foco de verba e outras decisões de marketing, a tendência é olhar para o passado e tirar conclusões com base em…. NADA!

“Eu acho que o nordeste tem potencial”; “eu acredito que seria interessante expandir a coleção de cadeiras”; “eu acho que comercial da Globo resulta em vendas”; eu acho eu acho eu acho. Pode parar por aí. Por favor.

achismo

 

 Eu concordo que o feeling de quem domina um setor ou atua em um a muitos anos tem instinto e deve ser considerado. Lê-se: Considerado. Porém não tomado como verdadeiro. A pessoas conversam, as ideias aparecem. O que mudou é que hoje temos tecnologia para gerar mais propriedade em nossas discussões.

Se você não está entendendo nada e pensa como um monte de números, apps e gráficos podem ajudar sem muita confusão, vamos a um exemplo hipotético e aos raciocínios propostos (entre muitos caminhos possíveis, é claro), que podem ajudar na tomada de decisões.


A questão:

Empresa fabricante de capinhas de celular. Vende para diversas lojas, tem representantes em todo o sudeste. As vendas vão de mais ou menos a bem e estão pensando em investir em um e-commerce.

E-commerce quer dizer abrangência nacional, no mínimo. Então não mais estamos falando de Sudeste. Primeiro podemos ir ao Google Trends e saber como andam as buscas por capinhas de celular e derivados (notamos que apareceu Go Case, um concorrente, então vamos incluí-lo na análise).

 

 

As buscas vem só crescendo, então sim, ponto para a abertura da loja online. Se o único concorrente que o Google aponta é a GoCase.com.br vamos tentar descobrir como andam os acesso deles? Para isso, a ferramenta é a Similar Web. 

UAU! Eles têm uma média de 360.000 visitas mensais! Isso quer dizer que o interesse existe. É um super concorrente, mas o mercado também é grande! E dados ajudam aqui também. Encontramos uma pesquisa via Google, de um blog que menciona uma pesquisa do IBOPE (dado confiável).

 “Pesquisa do IBOPE Inteligência para a Qualcomm mostra que passou de 19% em 2014 para 40% neste ano a quantidade de brasileiros que possuem smartphone.”

 Boas notícias! Conclui-se que o mercado dobrou em 2 anos. Agora vamos dar uma olhada nas cidades dominadas por GoCase. Voltamos ao Google Trends.

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Aha! Salvador tem um dos maiores potenciais em buscas por [capa de celular], além de outras cidades no nordeste, o que pode te ajudar a direcionar publicidade e investir em branding para seu novo e-commerce, caso decida abrir um. Já temos um ponto de partida.

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Para apoiar a decisão final, temos mais uma ferramenta chave para obter dados. Com o Google Forms, Typeform e outras ferramentas de formulários, você pode fazer perguntas chave para os clientes de sua base de emails e em suas redes sociais, literalmente perguntando se eles comprariam suas capinhas pela internet. Quem responder, leva uma capinha grátis, ou um desconto em seu novo e-commerce. VOILÁ!

voila

Isso foi somente um exemplo. Muitos não optariam pelas ferramentas mencionadas acima, mas o que quero mostrar com isso é que hoje, temos dados. Não precisamos mais ACHAR.

Da mesma forma que Google Trends, Similar Web e Google Forms ajudam em sua pesquisa, temos o poderoso Google Analytics, para os que já trabalham online.

Temos resultados de Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e todos os Ads dessas redes sociais. Temos as ferramentas de monitoramento de marcas e termos, como Seekr e Scup. Temos dados de instituições confiáveis como o Sebrae e muitas outras. Todas online e quase todas gratuitas.

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Sim! Agora você pode contra-argumentar os chefes com propriedade!!

Finalizando eu gostaria de disponibilizar dados do Sebrae, uma pesquisa muito interessante sobre varejo online, e recém saída do forno. Segue link para quem se interessar! >> https://goo.gl/QPM4tN

Se lhe fui útil, adoraria um comentário seu nos dizendo quais dados acham os mais importantes para tomada de decisão e quais ferramentas utilizam em sua empresa.

 Espero sempre ajudar! Um grande abraço!

 @alexandraoliver

 

Alexandra Oliveira

Marketeira Digital especializada em Mídia. Professora da Pós-Gradução em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais do Senac. De Curitiba, mas morando na ilha de Floripa porque a vida é melhor na praia! Acredito que produtos e serviços precisam trazer algo de valor para a comunidade e é por isso que hoje foco em ajudar pequenos empresários.

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