Caso de Profissional Autônomo – Campanhas em Google AdWords

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Como comentei em posts anteriores, minha grande satisfação profissional consiste em ajudar pequenas empresas e profissionais autônomos que estão por aí fazendo a diferença no dia a dia e na vida das pessoas e é isso que tento sempre mostrar aqui no blog: que podemos usar o poder de alcance da internet para impulsionar esses pequenos, porém importantíssimos negócios.

Hoje, trago o mini-case (pois ainda é um trabalho em andamento) de um ótimo profissional da área da psicologia que, através da internet, transmite um pouco de seu conhecimento para as pessoas que buscam por respostas em uma das áreas mais complicadas da vida: A VIDA!! (KABUUM!!!)

Nosso psicólogo tem um blog com 2 objetivos fundamentais:

  1. ajudar as pessoas por meio de seus textos;
  2. adquirir pacientes

Em meados de março de 2015 fui procurada para ajudá-lo a diminuir os valores de CPC dentro de sua campanha de Google AdWords. Como sempre falo, esse trabalho exige mais do que mudar umas palavrinhas chave no gerenciador de campanhas.

Verificamos que haviam 2 sites iguais na internet. Um era seu blogspot, outro era seu site de domínio próprio (.com). Ou seja, um caso de DUPLICAÇÃO DE SITES. Isso não é bom aos olhos dos motores de busca (Google/Bing/Yahoo, etc), pois caracteriza uma cópia de conteúdo. Junto a um programador, unificamos os sites através de redirecionamento para não perder os links de referência que circulam pela internet, ligando tudo ao site de domínio principal.

O segundo passo foi uma configuração aprofundada em Google WebMasterTools e Google Analytics, para “conversarmos” melhor com o Google e entendermos o comportamento dos visitantes, trabalhando de acordo com aqueles objetivos descritos acima.

A cereja do bolo foi um documento redigido com carinho para que o próprio profissional não fique em nossa dependência e consiga escrever seus posts com SEO básico. Nota: Digo isso porque o mercado é cruel. Ao invés de facilitar a vida dos clientes e com isso servir melhor nossa comunidade, queremos prendê-los a nós para ganharmos o fee mensal. Errado. Não precisamos entregar nossa estratégia para ninguém, mas precisamos sim servir o cliente da melhor forma. Através desse documento, praticamente um guideline de melhores práticas em SEO básico, ele terá, por causa de nosso trabalho uma forma de ser mais facilmente encontrado nos motores de busca enquanto estiver produzindo conteúdo de qualidade para a comunidade. SHOW!

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Por último, as campanhas em Google AdWords. Realmente, com um custo por clique a R$1,83, senta e chora. Dá para baixar? YES o/

Com as melhorias listadas acima, já ajudamos automaticamente a subir o índice de qualidade de muitas das palavras chave compradas. Criamos uma nova campanha e começamos do 0. Após um baixo investimento e um mês rodando para vermos o que acontece (teste teste teste), os resultados em breves números seguem abaixo.

Resumo das campanhas de Google AdWords 2015:

Campanha Cliques Custo Total R$ CPC
Antiga 65 R$ 120,41 R$ 1,85
Nova 35 R$ 21,15 R$ 0,60 🙂

brinde-chopp-campanhas-cpc-alexandra-oliveiraPontos a serem observados e comemorados com um canecão de chopp:

1. Comparando as duas campanhas, tivemos 67% de redução no valor do Custo por Clique.

2. Na nova campanha, tivemos 35 acessos ao site com um investimento de R$21,15. Com o mesmo valor, na campanha antiga teríamos apenas 11 acessos.

Viram que mesmo com um investimento baixinho para testes conseguimos ver se estamos andando na direção certa? Então não me venha com desculpinhas. O investimento nesse 1 mês de trabalho junto ao nosso super psicólogo vai lhe render frutos enquanto ele estiver produzindo na internet. Suas campanhas estão 67% mais baratas o que significa E-C-O-N-O-M-I-A (coisa que todos buscamos ainda mais neste ano esculhambado de 2015). Se trata de um investimento para curto, médio e longo prazo, e não de um trabalho pontual que “acaba quando termina.”

Se acha que esse post te inspirou nem que seja um pouquinho conte para a gente e compartilhe!

Um ótimo final de semana e aproveite o feriado!!

@alexandraoliver

 

Alexandra Oliveira

Marketeira Digital especializada em Mídia. Professora da Pós-Gradução em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais do Senac. De Curitiba, mas morando na ilha de Floripa porque a vida é melhor na praia! Acredito que produtos e serviços precisam trazer algo de valor para a comunidade e é por isso que hoje foco em ajudar pequenos empresários.

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2 Comments

  1. É ótimo ver profissionais como você, Alexandra. Ótimo case!

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