Como escrever um post de blog SEM IGUAL em 45 minutos

 

Galera, depois de um tempão sem escrever por aqui estou voltando com um artigo do Neil Patel (autoridade máxima em Marketing Digital e geração de tráfego) que pode ajudar muita gente que gera conteúdo em blogs, tanto para espalhar informação quanto para performar no Google. Coloquei bastante tempo em “polir” a tradução meia boca (mas cada vez melhor) do Google e espero que esteja tudo muito claro e fácil de entender. Aguardo seus comentários!

O artigo original é em inglês e está no site do Neil, link aqui! Recomendo FORTEMENTE que, quem se interessa por marketing para seu próprio negócio siga ele, pois seu conteúdo tem uma relevância rara no mercado digital.

Como escrever um post de blog SENSACIONAL em 45 minutos

Blogar é amor e guerra.

Dos meus 10+ anos de escrita diariamente, posso dizer que haverá momentos em que você está cheio de motivação. Ideias saem da sua mente e direto para a página. Você se inspira com o pensamento de criar conteúdo que gerará buzz massivo.

E há outros momentos em que a empolgação é reduzida a um brilho. Você pula de meia ideia para meia ideia, gastando horas do seu tempo, antes de chegar a essa última frase. Você está prestes a desistir. Isso acontece com todos nós.

Mesmo os melhores escritores têm esse relacionamento vai-não-vai com seus blogs. E você sabe o quê? Não temos outra escolha, senão ir em frente.

As postagens de blog ainda são o recurso # 1 para se engajar com seu público e gerando leads quentes para sua empresa.

Na verdade, as empresas que usam blogs geram 67% mais ligações do que aqueles que não. Não só isso, as postagens de blog custam 62% menos por lead do que o outbound marketing (ou marketing tradicional).

Por mais encorajadores que esses números sejam, a geração de leads ainda é o principal desafio para as empresas .

Então, qual é a única ferramenta que pode permitir que você concentre mais poder em cada postagem do blog para que gerar leads não seja como escalar uma montanha?

Persuasão.

Uma publicação de blog persuasiva não só começa a conversa, mas cria um apetite por suas idéias e produtos, sem que você pareça um vendedor egoísta.

É por isso que coloco tanto tempo, dinheiro e esforço para criar conteúdo excepcional riscando todo o checklist da persuasão. E eu já falei isso antes: quando comecei a blogar, meu conteúdo não tinha um nível bom. Agora, ajustei um sistema que me permite criar conteúdo poderoso em tempo recorde.

Confie em mim, você também pode fazê-lo, e eu vou mostrar-lhe exatamente como.

Na verdade, vou dar-lhe fórmulas específicas que você pode usar para criar suas postagens de blog em menos de uma hora.

O que abordaremos:

  • Como construir um banco de ideias
  • A técnica “Michaelangelo”
  • O quadro de persuasão de 6 pontos
  • Um esboço que satisfaça todos os pontos da estrutura
  • Uma linha de tempo rápida para criar suas postagens
  • Fórmulas comprovadas para encabeçar, abrir e fechar sua postagem
  • Como saturar cada pedaço de conteúdo com valor suficiente

Vamos lá.

Construindo a base

A fundação é crítica, especialmente se você não quer ser consumido pela procrastinação.

Os dois pilares de uma infra-estrutura sólida são idealização e pesquisa .

Se você der esse processo a fé que merece, você terá 90% de sua postagem no blog antes mesmo de começar a escrever.

Etapa 1 – Construa um banco de idéias

Verdadeiramente, tenho dificuldade em encontrar ideias fantásticas. Mas eu aprendi que, de todas as más ideias, sempre há algumas que se destacarão. E isso é o importante. Quando você não consegue pensar sobre o que escrever, existem quatro maneiras simples de criar tópicos de blog dignos de viral.

Primeiro, crie uma planilha mestre para servir como banco de ideias. Os títulos devem ser algo assim:
– Ideias inspiradas em meus clientes / ideias inspiradas no conteúdo do meu concorrente e por aí vai…

Não há suor envolvido no preenchimento de sua planilha.

Primeiro passo: analise seus produtos e serviços.

Embora o blog não seja uma ferramenta de vendas diretas, você deseja ser intencional sobre a escolha de tópicos alinhados com o que sua empresa oferece. Desta forma, você não estará blogando por blogar e é mais provável que veja um retorno sobre seu investimento em tempo.

Considere cada oferta individualmente.

Quais os obstáculos que impedem que seus clientes potenciais comecem a dizer que sim?

Abordar as objeções que as pessoas têm sobre o seu negócio é a melhor maneira de melhorar seus esforços de geração de leads. Uma mina de ouro para encontrar essas objeções está em comentáruis e bate-papos de webinars. Você pode examinar seus próprios webinars ou os seus concorrentes.

Você encontrará um cenário como este:

Mais perguntas a serem usadas ao considerar seus produtos / serviços:

  • Por que você é a melhor pessoa para resolver seus problemas?
  • Por que não o seu concorrente?
  • Qual é a urgência?
  • Por que seu produto é relevante agora?
  • Por que seu produto é a solução # 1?

Use essas perguntas para fazer um brainstorm e adicione as respostas à sua planilha. Você pode então usar as fórmulas para títulos que eu vou dar para criar uma manchete personalizada.

Passo dois: audite o conteúdo do blog popular.

A melhor maneira de saber qual conteúdo encantará o seu público é identificar posts de blogs que já chegaram onde você quer chegar. Faça suas análises e observe as categorias das postagens mais populares e atualizações de conteúdo.

Você então pode fazer um brainstorm em torno dessas categorias ou conectá-las no Blog Topic Generator do Hubspot .

A ferramenta irá gerar tópicos de postagem no blog para você. (em inglês)

Passo três: Conduza inteligência competitiva

É fácil lidar com a idéia de concorrência. No entanto, eu acredito em fazer seus concorrentes trabalharem para você e não contra você. Por que não aproveitar o que já funciona para eles? Uma das minhas ferramentas favoritas para obter informações sobre o conteúdo de alto ranking é o Buzzsumo .

Basta conectar sua palavra-chave e navegar pelos resultados.

O objetivo é selecionar conteúdo com maior capital social. Torná-lo seu, melhorá-lo, e os leitores o encontrarão.

Passo quatro: envolva-se com os desejos e dores do seu público-alvo.

Me espanta quantas pessoas negligenciam esse passo. Você quer contar uma história eficaz, criar conteúdo hiper-relevante e ser percebido como uma autoridade. Ignorar as pessoas que você está tentando alcançar não é a melhor maneira de conseguir isso. O objetivo é entrar nas cabeças e corações de sua audiência. Aqui é onde você pode obter essa visão:

  • Comentários do blog
  • Fóruns de Nicho
  • Comentários de livros de Amazon e outros sites (dê atenção especial aos comentários negativos)
  • Grupos do Facebook
  • Pesquisas no Twitter e Instagram

Quais as perguntas que seus prospects perguntam? Que objeções eles têm? Com o que eles precisam de ajuda?

Sugue essas idéias palavra por palavra. O objetivo neste momento não é formar um gancho concreto, mas gerar idéias. Depois de completar estas quatro etapas, você terá um arsenal de dados brutos que podem ser transformados em tópicos de blog personalizados.

Passo # 2 – Use a técnica de Michaelangelo  

Um dos meus artistas renascentistas favoritos é Michaelangelo Buonarroti. Reconhecido por sua arte de tirar o fôlego, ele acreditava que suas esculturas foram capturadas no bloco de mármore antes mesmo de começar seu trabalho.

Sua única tarefa era tirar o excesso de material e libertar sua obra de arte.

E se eu lhe dissesse que escrever uma postagem no blog é como esculpir uma escultura? Você é o artista. Seu documento de pesquisa é o seu bloco de mármore. Você só precisa se afastar do material desnecessário para dar vida à sua postagem.

A única questão que resta é como você conduz a qualidade da pesquisa que ainda falta?

O processo é bem simples:

  1. Os mesmos passos usados ​​para gerar tópicos de blog podem ser usados ​​para sua pesquisa. Somente, em vez de se concentrar na idéia, você se concentra no conteúdo.
  2. Enquanto você lê para reunir seus dados, vá anotando as idéias que vêm à mente. Deixe a leitura ser a entrada e a escrita da saída.
  3. O objetivo é criar uma publicação valiosa e baseada em dados. Use as seguintes fontes para reunir seus dados:
  • Estudos Científicos: Google Scholar, ScienceDirect, ScienceResearch.com, Sites de Universidades.
  • Apresentações: Slide Share, Prezi, PPTFinder.net.
  • Imagens e Infográficos: Google Images, Pinterest, CoolInfographics.com
  • Video: Vimeo, Youtube, Facebook
  • Estatísticas e Fatos: Grandes portais de notícias, IBGE, Ibope.

Depois de ter feito sua pesquisa, deixe quieto um pouco. Descobri que, quando deixo minhas idéias marinarem durante a noite, elas se tornam mais refinadas, ganho mais clareza e a direção da minha postagem torna-se mais concreta na minha mente.

Passo # 3 – O quadro de 6 pontos de um post de blog persuasivo

Há poucas coisas no mundo que as pessoas odeiam mais do que ter alguém tentando vender algo. Se os seus leitores detectarem até mesmo uma pitada de falhas nas postagens do blog, eles irão fazer um mergulho para o botão de saída.

A única maneira de escapar desse destino infeliz é parar de vender e começar a persuadir. Existem 6 pontos de pressão que você precisa aproveitar: Simpatia, credibilidade, urgência, autoridade, reciprocidade, autenticidade.

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1. Simpatia – Se o seu leitor não gosta de você, tudo o resto é irrelevante. Naturalmente, as pessoas são céticas à perfeição. Portanto, seja vulnerável, conte sua história e documente as imperfeições. Este estudo revela que empresas que são mais verdadeiras e emocionais em seus conteúdos aumentam seu marketing boca a boca por 3X daqueles que não se apoiam na emoção.

2. Credibilidade – Seus leitores não precisam somente acreditar em você, mas precisam acreditar em sua própria capacidade de produzir resultados . É aí que o conteúdo facilmente utilizável e acionável entra em jogo. Uma ótima maneira de criar mais conteúdo clicável é adicionar imagens a cada 100 palavras mais ou menos. De fato, as imagens podem aumentar a credibilidade do conteúdo em 75% .

3. Urgência – Você precisa ajudar seus leitores a superar as tendência que eles tem a procrastinar. A maneira de fazer isso é enfatizar a urgência. Por que as informações na sua postagem são importantes HOJE? Uma forma genial de inserir call-to-actions na sua publicação é criar upgrades de conteúdo. A Backlinko melhorou suas taxas de conversão em 785% (em um dia!) Usando este método.

4. Autoridade –  Sua autoridade aumenta criando um conteúdo abrangente, orientado por dados, com informações únicas. Quanto mais autoridade você coloca, mais pessoas apostarão em você para entregar a transformação que eles procuram.

5. Reciprocidade – Atenção é moeda no ambiente online. Então, quando alguém lhe dá a atenção, você retorna, fornecendo valor “de graça”, sem criar laços ou demandar orçamentos. De fato, distribuir seu melhor conteúdo gratuitamente pode aumentar seu negócio em 290% .

6. Autenticidade – Seth Godin descreve a autenticidade como consistência . Isso significa aparecer dia após dia com uma mensagem congruente. Se você é instável com suas idéias ou complacente com a forma como as expressa, seu blog não irá aguentar o tranco. Um estudo de 27.000 consumidores revelou que a consistência é fundamental para a confiança e a lealdade.

Eu sei que isso parece ser um monte de critérios para uma publicação no blog. Para fazer tudo em 45 minutos? Impossível.

De modo nenhum.

Eu criei um esquema simples que satisfaça todos os pontos desta estrutura. Eu desafio você a levá-lo, usá-lo e ver suas habilidades de escrita melhorar com saltos.

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Passo # 4 – Como destrinchar seu esboço em tempo recorde

Agora é hora de executar. A essa hora, você já deve ter inventado um estoque de tópicos de blog. Sua tarefa é esculpir seu documento de pesquisa e preencher seu esboço sem perder tempo.

Primeiro: trabalhar um gancho pesado

Uma manchete maluca é o beijo da morte.

Regra # 1 – Seja super específico. Use números em seu título e evite palavras ambíguas como incrível, ótimo, legal. Há outras palavras sem graça que expulsam os leitores, mas estas são as mais prováveis culpadas.

Regra # 2 – Flerte, não revele sua solução total. Se você revela sua solução imediatamente, não há incentivo para continuar lendo. Lembre-se de que existe uma linha fina entre uma manchete infundada de curiosidade e um clique desesperado.

Regra # 3 – Apele aos sentidos para puxar uma resposta emocional. Este estudo de Harvard mostra que tomamos decisões de forma emocional e apenas atraímos a lógica para justificar essas decisões.

Você já entendeu que as grandes idéias não são uma fórmula exata, mas o corpo que as contém é. Sua manchete é esse corpo.

Aqui estão 11 fórmulas principais que foram testadas e provadas para funcionar:

1. Notícias de última hora  

Fórmula: [História] + [Efeito]

Exemplo: Novo Algoritmo do Google dá Soco Pesado nos Grandes Blogs.

2. A Lista

Fórmula: [Número] de Formas para [Resultado desejado]

Exemplo: 127 maneiras de ganhar dinheiro com seu curso on-line                          

3. A pergunta ardente

Fórmula: [Poste uma pergunta provocativa]

Exemplo: O dinheiro está realmente na sua lista?

4. Uma justaposição divertida

Fórmula: [Apresente duas idéias ou posições conflitantes]

Exemplo: Como ser inteligente em um mundo de blogueiros estúpidos (do SmartBlogger )

5. O How-To Headline

Fórmula # 1: Como [Método] Para [Alcançar Resultados Desejados] Como [ Metáforas]

Exemplo: Como usar atualizações de conteúdo para aumentar sua lista de e-mails rápido como um foguete.

Fórmula # 2: Como [Método] Para [Alcançar Resultados Desejados] Em [Cronograma específico]

Exemplo: Como usar persuasão para escrever posts de blog únicos em 45 minutos

6. O Guia Completo

Fórmula: o guia [Completo] para [Total Transformação]

Exemplo: O Guia completo para fazer Marketing de Conteúdo

7. O nome famoso

Fórmula: [Pessoa famosa] [Método, conselhos, dicas] para [Alcançar um resultado desejado]

Exemplo: As 20 dicas de Stephen King para tornar-se um escritor assustadoramente bom (do SmartBlogger )

8. Introduza O Vilão

Fórmula: [Vilão] que [Destruição específica]

Exemplo: Os 10 tipos de pseudo-especialistas que estão roubando seu dinheiro

9. Mencione uma emoção da pessoa

Fórmula: [Apelo a um medo / outra emoção forte]

Exemplo: Uma carta aberta aos empreendedores que estão lutando para ganhar lucro

10. Erros, erros, avisos

Fórmula: [Número] Erros que as pessoas fazem [ação específica]

Exemplo: 12 erros fatais da redação de vendas

11. Começando com POR QUE

Fórmula: [Por que] [Coisa específica] [Resultado / Adjetivo]

Exemplo: por que a criatividade está superestimada

Segundo – Escreva uma abertura magnética

Sua abertura serve como o portal para o restante da sua postagem. Seja convidativo, divertido e cheio de promessas. Algumas regras para escrever uma abertura de post hipnótica:

Regra nº 1 – Mantenha sua primeira frase curta, rápida e apetitosa. Frases curtas estimulam a legibilidade do conteúdo em 58% .

Regra # 2 – Agravar o problema e usar linguagem emotiva para pintar uma imagem da sua grande promessa. Aqui estão 317 palavras de poder que você pode usar para criar uma narrativa emocionalmente emocionante.

Regra nº 3 –   Use anedotas pessoais e mini- histórias para aumentar seus fatores de credibilidade e autenticidade.

Quer fórmulas? Aqui estão 9 rebatedores de energia:

  1. Abertura com frases famosas – Use uma citação relevante para sua postagem no blog. Seus leitores devem ser capazes de reconhecer o autor de sua citação, então é melhor usar um influenciador em seu nicho.
  1. Apresentando o perigo – Aqui é onde você apresenta um vilão do mal e aposta na emoção.
  1. Abertura “Contra-Intuitiva”  – Comece apresentando uma solução que vai na contra-mão.
  1. Abertura com Empatia – Deixe os leitores saberem que você entende como eles se sentem, você esteve onde estão e que eles não estão sozinhos.
  1. Abertura com informação chocante – Abrir com uma estatística impactante ou um fato inesperado.
  2. Storytelling – Contar uma historinha é um gancho poderoso para leitores. Pode ser de verdade ou metafórica, desde que esteja dentro do contexto de sua postagem.
  1. Abertura “direto ao ponto” – Esta é a abertura sem mimimi, estilo “Eu não vou perder o seu tempo”. Aqui, você estabelece a premissa de sua postagem imediatamente.
  1. Abertura com “bronca” – Tenha a audácia de dar uma bronca em seus leitores. Eles têm um mau hábito que atrasa seus objetivos? Sobre o que eles são complacentes?
  1. Abertura Pop Quiz  – Abra com uma pergunta seguida de opções de respostas, podendo haver somente 2 ou 3 resultados para seguir o conteúdo.

Aqui está um exemplo :

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Terceiro – Concentre valor no corpo da postagem

Naturalmente, é aqui que você vai investir mais tempo. Se você respeitar a fase de pesquisa, é uma questão de se livrar das informações desnecessárias e montar sua postagem. Aqui está o plano para moldar cada ponto em seu corpo de texto (como já vimos acima):

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Algumas dicas rápidas para escrever conteúdo de miolo dinâmico:

Dica # 1 – Obter o equilíbrio certo entre emoção e razão. Ativar as emoções é importante, mas seus leitores precisam de uma lógica, especialmente se você está prometendo algo sensacional.

Dica # 2 –  Os leitores devem ser capazes de implementar facilmente suas próprias soluções e ver um benefício ou resultado imediato. Isso amplificará seu valor percebido e manterá as pessoas em seu blog, dia após dia.

Dica # 3 – Mostre sua personalidade. Sua voz de escrita única levará tempo para se desenvolver, mas aqui está o que você pode fazer para acelerar o processo:

  • Faça um brainstorming de duas palavras que descrevem sua personalidade. Encontre palavras e frases que sejam sinônimas ou associadas a estas duas palavras-chave. Guarde-as em um .doc de palavras de poder da sua personalidade e use-as em seus textos.
  • Crie um leitor imaginário, nomeie-o e escreva como se estivesse tendo uma conversa com essa pessoa.

Dica de economia de tempo – Use uma ferramenta de digitação de voz para que você não precise digitar fisicamente. Basta ditar seus pontos e a maioria das ferramentas captarão as palavras muito bem.

Passo 4 – Escreva um fechamento sólido

Leve um minuto para analisar algumas das suas postagens de blog.Cada escritor desenvolve uma maneira única de fechar seu texto. Na verdade, não há fórmula mágica.

Você percebe um padrão específico? Eu aposto que sim.

Isso ocorre porque quando fazemos uma tarefa várias vezes, desenvolvemos inconscientemente um protocolo mental para economizar tempo e esforço.

Você pode ter percebido, eu sempre encabeço meus fechamentos com “Conclusão”. E eu sempre termino com uma perspectiva positiva.

Embora não haja regras, existem algumas dicas e truques para fechar efetivamente:

Dica # 1 – Enfatize a mensagem principal. Você não deseja que a publicação do seu blog seja incompleta. Você começou com uma mini história sobre o Mark? Certifique-se de que o Mark apareça no seu fechamento. Você se apoiou em uma emoção particular em sua abertura? Ligue essa emoção para a ação em seu fechamento.

Dica # 2 – Dê aos leitores uma razão para agir com urgência. Qual é o grande benefício? Lembre-os para que eles se inclinem a agir em suas soluções.

Dica # 3 – Positividade e otimismo triunfarão o medo em qualquer situação. Seja inspirador. Seja motivacional. Seja um cheerleader!

Dica # 4 – Fim com um ativador de conversa. Fazer uma pergunta no final dá aos leitores um empurrão para se engajar e comentar sua postagem.

3 técnicas pouco conhecidas para fechamentos mestres

1. Use a rima e a repetição para criar pontos de som que permaneçam com seu leitor para sempre.

2. Use os 3 pontinhos (…) para aumentar o ritmo de sua escrita. Seu fechamento será de alta energia, que é o que você precisa para terminar com um BUM!

Exemplo:

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3. Faça da regra de três a sua arma secreta. As idéias que aparecem em três são mais rítmicas, eficazes e satisfatórias para consumir.

Alguns exemplos famosos:

  • “sangue suor e lágrimas”
  • “Pare, largue e role”
  • “Eu vim, eu vi, eu conquistei”
  • “o bom, o Mau e o Feio”.

Conclusão

Mesmo que você seja um escritor reconhecidamente terrível.
Mesmo se você estiver trabalhando por semanas, escrevendo por dias e editando por horas.
Mesmo que você odeie o processo de escrita.

Você pode criar uma potência persuasiva de uma postagem de blog que não consome dias de seu tempo.

Sou uma prova de que não exige nenhuma forma de feitiçaria ou talento extraordinário. O que é necessário é o compromisso e a confiança nos sistemas que já foram comprovados para gerar resultados.

Haverá momentos em que o processo fica cansativo, mas quando um enxame de pessoas derruba sua porta apenas para se envolver com suas idéias, você se sentirá recompensado mil vezes.

Qual é o seu processo para escrever posts de blog de qualidade e rapidamente? Você tem dicas e truques que eu não mencionei nesta publicação?

Por Neil Patel

Quando li esse post do Neil fiquei impressionada com a sua dedicação e cuidado para nos ensinar. A conclusão que tirei desse texto todo foi que realmente não dá para garantir sucesso sem trabalho. Tudo é “aprendível” e até o post de blog mais bobo pode fazer a diferença.

Conhece alguma técnica que o Neil não tenha mencionado nesse artigo? 

 

Alexandra Oliveira

Marketeira Digital especializada em Mídia. Professora da Pós-Gradução em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais do Senac. De Curitiba, mas morando na ilha de Floripa porque a vida é melhor na praia! Acredito que produtos e serviços precisam trazer algo de valor para a comunidade e é por isso que hoje foco em ajudar pequenos empresários.

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