Conceito e Apelo Visual da sua Marca

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Você como empreendedor, sonhador ou já dono de um negócio, sabe que precisa olhar o mercado à sua volta antes de ativamente moldar a empresa, definir os valores e como eu gosto de chamar, o espírito do seu negócio (sim, empresa precisa ter espírito).

Hoje em dia está mais do que fácil estudar concorrentes, pois temos todas as informações de que precisamos disponíveis online, ainda mais quando estudamos negócios que tomam forma exclusivamente no ambiente de internet. Para estudos de concorrentes e similares a nível de estrutura e vendas, já temos conceitos estruturados como os 4Ps de Marketing, Análise SWOT, Oceano Azul e outras que podem ser encontradas em livros e sites (links ao final do post!), mas vamos fugir um pouco dessa teoria pois o foco aqui não é preço, produto, praça, formas de pagamento e etc. Aqui analisaremos tópicos relacionados a conceito de marca e apelo visual através de exemplos de pequenas empresas que competem com gigantes, mas estão garantindo sua parcela no mercado com sucesso e alegria.

  1. Conceito: Toda compra tem uma história por trás.

Alguns dos nomes que vêm em mente quando pensamos em roupas básicas são Hering e Zara. Essas empresas já construíram sua marca e tem bem clara a sua mensagem:

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Conceito Hering: Básico, foco em espírito jovem, acessível, roupas para o dia a dia que priorizam conforto com destaque para peças de algodão.

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Conceito Zara: Básico, foco em pessoas estilosas, que “podem” equipar seus dias corridos com combinações Zara todos os dias. Acessível nas peças mais básicas porém com peças mais trabalhadas em design e material, com custos um pouco mais elevados.

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Mesmo com essa concorrência de nome sacramentado no mercado, a MyBasic.com.br está surpreendendo e não graças aos preços (pois não são camaradas), mas devido ao espírito devoto ao guarda-roupa básico, multifuncional e suas combinações que podem sim ser cheias de estilo.

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Bônus aqui para a qualidade do site, da entrega, do cheirinho característico da roupa quando chega ao consumidor, da tranquilidade que a marca traz deixando claro que se não der certo, o processo de troca/devolução é extremamente simples. As cores do site são básicas, as fotos fazem você se apaixonar pelo básico e as roupas realmente são… BÁSICAS! Por mais que a marca tenha preços não competitivos, uma hora a pessoa acaba comprando, pois a marca seduz aos poucos o consumidor.

  1. Visual: O que é bonito tem seu valor.

Principalmente no verão temos deliciosos picolés à porta de qualquer padaria, restaurante, banca de jornal e supermercado. Com Kibon e Nestlé liderando nossas deliciosas compras por impulso, como abrir uma empresa pequena e artesanal de picolés? As pessoas iriam se dar ao trabalho de se engajar, pedir e esperar chegar em casa um picolé sendo essa uma vontade tão efêmera? SIM! E vou explicar somente com imagens:

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Entendeu? Os líderes de vendas em picolés tem suas lindas embalagens assinadas pelo Photoshop e sugerem uma sobremesa deliciosa e açucarada. Já o apelo visual alegre, colorido e natureba que a Naked Fruta sem Roupa deu ao seu produto, às suas imagens e ao seu site são diferentes de tudo o que temos no mercado, ganham de qualquer freezer da padaria da esquina e as vendas acontecem!

Essa é uma parte do processo de marketing muito prazerosa pois faz com que você conheça as empresas similares e da sua própria. Hoje as pessoas querem se envolver com as marcas e ter as suas preferidas, então dê personalidade à sua, pois é isso que faz despertar os sentimentos que você espera de seu consumidor.

Abaixo, links para materiais que falam das metodologias padrões de marketing e estudos de concorrência. Muito úteis para a estratégia de marketing qualquer marca/empresa.

Decisões de Marketing – Os 4 Ps

A Estratégia do Oceano Azul 

Análise / Matriz SWOT 

 

Alexandra Oliveira

Marketeira Digital especializada em Mídia. Professora da Pós-Gradução em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais do Senac. De Curitiba, mas morando na ilha de Floripa porque a vida é melhor na praia! Acredito que produtos e serviços precisam trazer algo de valor para a comunidade e é por isso que hoje foco em ajudar pequenos empresários.

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