Gary Vaynerchuk . O cara do Marketing Digital

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Bom dia a todos! Hoje, domingo de Páscoa, não vou incomodar sobre mais um texto sobre a filosofia que rodeia este dia de renovação e tal e tal e tal porque a internet já está cheia deles. Ao invés disso, quero falar um pouco sobre um cara que nasceu empreendedor, deu certo e tem um conteúdo online recheado de dicas para todos nós que queremos sucesso em nosso negócio utilizando a internet. Nome: Gary Vaynerchuk.

Um pouco da sua vida:

– Gary é de New Jersey, Estados Unidos. Veio de uma família de empreendedores, donos de uma loja de bebidas, então foi criado vendo os pais correndo atrás do próprio ganho. Aos 8 anos de idade, já comprava as próprias balas e sorvetes, com o dinheirinho que conquistava vendendo limonadas.

– Louco por baseball, era colecionador de cartões, aqueles que os americanos trocam, como figurinha. Gary por sua vez, não trocava, vendia! Em pouco tempo já era conhecido localmente como “o cara dos baseball cards”.

Cartões de baseball americanos.

Cartões de baseball americanos.

– Quando estava no colegial, se juntou ao negócio da família. Uma loja chamada Shoppers Discount Liquors. Em poucos anos virou um apaixonado por vinhos, e um especialista no assunto.

Fazendo Marketing na Internet!

Como o negócio de seus pais era apenas uma lojinha de rua, começaram as tentativas de atingir seu público via email enquanto a maioria das empresas ainda usavam fax. Isso foi em 1997 (Aplausos!!!).

Curioso desde sempre e notando como a internet tinha promessa, criou o e-commerce WineLibrary.com! Imagina a 18 anos atrás o impacto que teve essa ideia revolucionária e o número de pessoas a mais que poderiam virar clientes comparado ao alcance de uma loja de rua! O ponto alto dessa mudança foi quando veio o Google AdWords (meu favorito SEMPRE!). Gary Vaynerchuk foi o primeiro a comprar a palavra wine e assim, por um longo tempo, alavancou de vez a lojinha dos pais. O que antes valia 3 milhões, virou um negócio de 16 milhões de dólares!

Fazendo Marketing no YouTube!

O direcionamento da carreira de Gary começou a mudar em 2006, quando viu que o YouTube poderia vir a bombar. É claro que não perdeu tempo e colocou no ar a Wine Library TV, onde falava sobre vinhos, que era sua paixão e nisso conseguiu ainda mais clientes para seu e-commerce. Fora os clientes, começou a ter fãs, e virou uma das primeiras “celebridades” da internet, devido à linguagem que usava em seus vídeos. Enquanto programas sobre vinhos eram cheios de almofadinhas, senhores formais e com etiqueta, Gary era despachado, falava de forma extremamente coloquial, fazia piada e falava para as pessoas normais, meros mortais que gostavam de beber vinho! Pronto. O programa de You Tube virou sucesso absoluto nesse mercado dando a Gary o apelido de “guru” das redes sociais.

Novos horizontes

A oportunidade (coisa que devemos sempre saber identificar), fez com que Gary Vaynerchuk e seu irmão abrissem uma agência de estratégias digitais focada em storytelling, mudando a sua área de atuação. A Vayner Media começou suas atividades em 2009 e desde então já atendeu marcas como PepsiCo, General Eletric e Mountain Dew.

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Confira seus vídeos para inspiração e ideias, seja para sua própria empresa, seja para contribuir para a empresa para a qual trabalha. Link aqui!!

Fechando:

A pergunta chave que Gary nos coloca é: Você está fazendo seu marketing de acordo com o ano em que está vivendo?

Com esta pergunta, ele quer dizer que precisamos saber o que nosso cliente ou potencial consumidor está usando nesse momento. Não o que usou anos atrás e nem o que usará nos próximos anos. Se agora nossos clientes utilizam snapchat, porque não mandar fotos das novidades por lá? Se utilizam whatsapp, por que não ter lá um canal para tirar dúvidas?

Feliz Páscoa a todos e uma ótima semana!

Alexandra Oliveira

Marketeira Digital especializada em Mídia. Professora da Pós-Gradução em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais do Senac. De Curitiba, mas morando na ilha de Floripa porque a vida é melhor na praia! Acredito que produtos e serviços precisam trazer algo de valor para a comunidade e é por isso que hoje foco em ajudar pequenos empresários.

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