Como NÃO se perder nas métricas das Redes Sociais

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Quando traçamos estratégias digitais para nosso negócio, o que realmente queremos ver é o retorno que essas nos darão. Porém no dia a dia é muito fácil abrirmos aquele painel do Facebook, no admin de nossa página e ficarmos com cara de TAXO olhando aquele mundo de gráficos. Digo aqui como profissional do Marketing Digital que a melhor opção é NÃO OLHAR TUDO. 

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Assim que escolhemos as redes que vamos utilizar para divulgar o serviço que prestamos à comunidade ou o produto que vendemos, precisamos na hora ter um PORQUÊ de utilizar tais redes (1), um objetivo a ser atingido com cada uma (2) e quais métricas nos ajudarão a saber se nosso objetivo está sendo atingido (3).

 

Então vamos lá. Aqui vou dar exemplos pontuais. Porém as redes podem variar conforme sua necessidade 😉

 SE VOCÊ TRABALHA COM LOCAIS FÍSICOS

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Se temos uma confeitaria, ou uma loja de equipamentos esportivos, ou uma loja de materiais de construção, ou um consultório odontológico ou um stúdio de pilates (vcs entenderam a variedade a que isso se aplica né) é interessante que a gente priorize o TEMPO em redes que fornecem geolocalização e aí temos que ter nossos olhos abertos principalmente para o consumidor que está navegando via MOBILE.

(1). PORQUÊ utilizar Facebook: é a mais utilizada no Brasil. OK.

(2). Objetivo a a ser atingido através do Facebook: que pessoas vejam a página de meu estabelecimento, o horário de atendimento, o que eu ofereço, as fotos de meus produtos, bolos, coxinhas, mochilas, tênis de corrida… Podemos fazer isso através do alcance orgânico ou de Facebook Ads, onde podemos segmentar para pessoas que realmente estão perto de nós.

(3). Métricas a serem observadas: likes / comentários / compartilhamentos nos posts / check ins. Não precisamos nos matar nos gráficos em 100 tipos de engajamentos ou números de fãs da página. O mais interessante a ser observado aqui pode simplesmente ser quais produtos ou tipos de serviços geraram mais simpatia e interesse das pessoas, de repente fazendo um TOP 5 no seu excel ao longo do mês que contenha likes de post, comentários e compartilhamentos. Está aí a sua próxima promoção ou nicho a atacar!

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(1). PORQUÊ utilizar Google Meu Negócio: os potenciais consumidores encontram seu endereço, telefone, horário de atendimento, site e forma de pagamento quando buscam pelo tópico no Google.

(2). Objetivo a a ser atingido através do Google Meu Negócio: rankear no resultado de busca para receber ligações (exemplo). Podemos fazer isso através de Google AdWords caso sua empresa ainda não tenha toda aquela vantagem na busca orgânica.

(3). Métricas a serem observadas: cliques vindos do Google, tempo de permanência no site, ligações pelo sitelink de chamadas do Google AdWords. Se seu objetivo é cliente a curto prazo, não precisa mais observação que isso.

SE VOCÊ TRABALHA COM LOJA ONLINE (e-commerce)

Se você tem uma loja virtual que vende roupas, suplementos, flores, tapetes de yoga, eletrônicos, hidratantes corporais, peças de carro ou o escambau pintado de ouro, pode ter sua prioridade em vendas e DEU. Se quiser, planos de fidelidade, preços competitivos ou até experiência do usuário podem ser estratégias para saber a opinião das pessoas sobre sua loja. Vamos aos exemplos:

 (1). PORQUÊ utilizar o Google Merchant Center: seus preços e link para a loja aparecem no topo dos resultados do Google.

(2). Objetivo a a ser atingido através do Google Merchant Center: fechar vendas na primeira ou segunda visita e conseguir cadastros na loja virtual. (esses são exemplos pontuais, você tem que definir seu objetivo prioritário);

(3). Métricas a serem observadas: conversões, inscrições na Newsletter, taxa de abandono de carrinho (para chamar essa pessoa novamente através de remarketing, por exemplo).

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(1). PORQUÊ utilizar o Snapchat + Instagram: eu vendo tortas para vegetarianos online, um público jovem que gosta de saber diariamente as receitas que estão sendo fabricadas; nos posts de Snap e Insta, peço para procurarem no google por [tortinhas vegetarianas da alice];

(2). Objetivo a a ser atingido através do Snapchat + Instagram: a) ter mais seguidores por indicação e pessoas dando ideias de novas receitas para vendas pontuais; b) fazer promoções relâmpago.

(3). Métricas a serem observadas: número de vendas vindas através de busca orgânica, pelo termo [tortinhas vegetarianas da alice] e número de novas inscrições na newsletter do Mail Chimp.

Resumindo:

Cada rede social ou campanha paga tem um objetivo específico. As ferramentas querem te dar uma solução completa, por isso têm inúmeros gráficos e métricas (especialmente Facebook, Google AdWords, Analytics e YouTube). Mas seu negócio e sua vida exigem praticidade. Para ser realmente prático, seu negócio precisa de FOCO. Ignore as métricas que não agregam para seu objetivo final, muitas vezes o número de seguidores em seu Twitter ou Fan Page do Facebook não importam, contanto que esteja vendendo para quem INTERESSA.

Redes em ascensão no Brasil:

#ficaadica! Comentários, sugestões no tópico e perguntas são muito bem vindas!

Um grande abraço e boa semana!

@alexandraoliver

Alexandra Oliveira

Marketeira Digital especializada em Mídia. Professora da Pós-Gradução em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais do Senac. De Curitiba, mas morando na ilha de Floripa porque a vida é melhor na praia! Acredito que produtos e serviços precisam trazer algo de valor para a comunidade e é por isso que hoje foco em ajudar pequenos empresários.

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1 Comment

  1. Muito bom artigo, cheio de conteúdo relevante. Parabéns e estou no aguardo para mais informações valiosas como essa. Sucesso

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