O que é usabilidade

Pare um pouco e pense em algo que você costuma procurar na internet, especialmente para comprar. Pode ser um livro, pneus novos para seu carro, canecas para brindes da empresa, etc.

Primeiro passo, de acordo com o mundo atual: Google.
Inúmeras opções aparecem. Você começa a saga em busca de preços, materiais, entrega, condições de pagamento e especificações dos produtos.

Agora pergunto: quantas vezes você entrou em um site, achou bonito, mas simplesmente NÃO encontrou o que precisava, ficou esperando o site carregar para sempre, entrou em páginas como se fossem um labirinto sem conseguir voltar para onde estava e saiu insatisfeito? Sim, você se deparou com um site de baixa USABILIDADE.

problema-de-usabilidade-alexandra-oliveira-blog


Usabilidade
é facilidade de navegação. É o primeiro estágio da criação de um site, estruturado pelo designer especialista em experiência do usuário (UX Designer), visando a melhor interação entre usuário e interface. A parte atrativa, fotos, cores, efeitos e estética fica para o segundo momento.

O fator usabilidade é responsável por muitos retornos a um site e também motivo para um usuário nunca mais voltar e ainda falar para os outros. O processo de design de um website ou aplicação mobile atualmente necessita de muito mais conhecimento e estudo do que no passado (mesmo que próximo). Você tem inúmeros tamanho de telas, oportunidade de vendas via celular, possibilidade de conteúdos super interativos, sincronização com redes sociais, relevância em buscadores e muitos outros desafios. Todas essas funcionalidades devem estar em harmonia para que o usuário entenda e interaja da forma mais simples, fácil, rápida e intuitiva possível.

chandler-usabilidade-internet

Quando você estiver flertando com a ideia de planejar ou reestruturar seu site, precisa levar muito a sério o conceito de usabilidade. Dúvidas? Escreva nos comentários, ou fale conosco clicando aqui!

Se você tem interesse em saber mais sobre usabilidade na internet, indicamos autores como Jakob Nielsen, autor de Usabilidade na Web e Steve Krug, com Não me Faça Pensar, entre outros títulos do mesmo autor.

Por @alexandraoliver

Alexandra Oliveira

Marketeira Digital especializada em Mídia. Professora da Pós-Gradução em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais do Senac. De Curitiba, mas morando na ilha de Floripa porque a vida é melhor na praia! Acredito que produtos e serviços precisam trazer algo de valor para a comunidade e é por isso que hoje foco em ajudar pequenos empresários.

Deixe uma resposta