Dá para realizar projetos de arquitetura e interiores à distância?

OZ-interiores-empresarias-PME-alexandra-oliveira

Há um tempo achei um artigo no Apartment Therapy com o seguinte tema: “Você contrataria um designer de interiores a distância?” e fiquei, como dizem aqui em Floripa, atucanada. Pois como uma profissional da área digital, estou sempre trabalhando com empresas e profissionais de diversas áreas que usam a internet como primeira ou segunda forma de atuação, porém nunca havia parado para pensar se seria possível atuar a distância na área de arquitetura e design de interiores.

Curiosa, resolvi entrevistar a Fernanda Olinto, amiga e sócia da empresa OZ Arquitetura e Design para saber sua opinião sobre atuação presencial e online. Enjoy!

OZ-interiores-empresarias-alexandra-oliveira

 

Como nasceu a OZ? Por necessidade ou oportunidade? Com ou sem planejamento?
F.O. A OZ nasceu por oportunidade, pois ambas – eu e minha sócia Carolina Pellenz – estávamos nos formando e tínhamos o sonho de ter um escritório próprio. Nos juntamos por afinidade e por trabalharmos em áreas complementares , eu com design de interiores e produtos e ela com arquitetura. Não tivemos tempo de planejar muito pois quando decidimos começar as atividades pela empresa logo já surgiram clientes. Por esse motivo as coisas se encaminharam sozinhas. Inesperadamente já estávamos com projetos e tivemos que nos organizar e planejar tudo durante o processo.

Qual é o foco geográfico da empresa? 
F.O.  Iniciamos em Florianópolis, cidade onde trabalhamos diretamente e temos maior enfoque . Porém em um ano de atuação já temos clientes em cidades próximas, como Laguna, Balneário Camboriú e Jaraguá do Sul. E estamos sempre abertas à projetos em diferentes locais, a ideia é cada vez expandir.

OZ-projetos-blog-alexandra-oliveira

A OZ faz ou já fez consultoria online? Acham que é possível atuar dessa forma no mercado?
F.O. Ainda não fizemos esse tipo de trabalho, mas acredito que seja possível sim. Se o ambiente for especificado de maneira bem detalhada (plantas, fotos, etc.) para a realização de um projeto a distância, ou ainda para uma consultoria mais rápida que tire dúvidas, dê dicas e informações relevantes para auxiliar o cliente pode ser tornar bastante válido.

OZ-empresarias-blog-alexandra-oliveira

Qual seria a maior dificuldade em conduzir projetos de interiores online?
F.O. Provavelmente a falta de interação com o ambiente, pois achamos imprescindível visitar o local e atuar diretamente dentro dele. Assim como o contato pessoal com o cliente, onde se torna possível conhecer melhor suas preferências e entender de fato as suas necessidades.

Já existem algumas empresas / designers trabalhando dessa forma, exclusivamente pela internet. Vocês acreditam que isso é uma tendência?
F.O. Acredito que sim, visto como uma maneira de “facilitar” e apressar o processo, sem a necessidade de deslocamentos, reuniões e contato direto com os profissionais. É uma tendência que caminha junto com o o crescente número de atividades realizadas online e o tempo que se passa conectado. Vemos como uma vantagem também pois clientes de locais mais distantes podem ter um projeto nosso e ainda maiores opções de escolha, sem contar o custo que se torna reduzido por evitar inúmeros gastos referentes ao processo de projeto.

E você? Contrataria um profissional online para trabalhar em seu projeto de interiores e arquitetura? Ou CALMA LÁ que isso ainda é muito “moderninho” para mim…? Comente, pois essa pesquisa de opiniões nos faz crescer como microempresários e ter uma melhor noção da comunidade em que vivemos!

Contatos OZ:
Email
Site da OZ
Instagram – FB 
Jurerê Internacional . Florianópolis . SC . Brasil

por @alexandraoliver

Alexandra Oliveira

Marketeira Digital especializada em Mídia. Professora da Pós-Gradução em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais do Senac. De Curitiba, mas morando na ilha de Floripa porque a vida é melhor na praia! Acredito que produtos e serviços precisam trazer algo de valor para a comunidade e é por isso que hoje foco em ajudar pequenos empresários.

MEI-declaracao-DASN2015-alexandra-oliveira
modelo-motivacional-alexandra-oliveira

4 Comments

  1. Maria das Graças

    Acho muito pertinente este assunto pois creio que desta forma mais pessoas podem ser beneficiadas, com um custo menor. O profissional por sua vez consegue ampliar em muito sua área geográfica de atuação.

  2. Muito bom esse assunto. Adorei a entrevista! Parabéns

Deixe uma resposta