Resumo da Palestra: Como fazer a publicidade paga na internet funcionar para a pequena empresa

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Ontem dei uma palestra aberta no Senac Santa Catarina com o objetivo de desmistificar a publicidade paga na internet no mundo das pequenas empresas e profissionais autônomos.

Na última hora e meia o assunto começou a fazer barulho e os convidados fizeram perguntas interessantíssimas além de contarem também um pouco da sua experiência. Percebi que muitos ainda se sentem inseguros de investir seu dinheiro ou o dinheiro da empresa em que trabalham em campanhas online via ferramentas como Google AdWords, Facebook Ads, Buscapé e outros.

Resolvi então mencionar aqui alguns tópicos chave da palestra no Senac em relação à publicidade paga na internet pois, da mesma forma que ajudou muitos lá, pode ajudar alguns por aqui.

  • Falamos sobre investir o quanto quiser/puder.

No mundo da mídia digital, as grandes marcas precisam marcar seu território através de mídia de exposição em grandes portais e ambientes chave da internet. Elas tem verba para isso e seu público é extremamente abrangente. Sentem a necessidade de realizar esses investimentos pois, entre seus concorrentes, precisam estar no topo da memória de seu público. Aqui falamos de Vivo, Submarino, Santander entre outros.

No caso de empresas locais e profissionais liberais a coisa muda. Você não quer toda a internet. Às vezes, sua meta é atender 10 clientes ou fechar 15 vendas para que seu negócio bata a meta mensal. Para isso pode-se calcular o quanto investir em publicidade, sendo 100 ou 1000 reais por mês para que essa ação lhe ajude na estratégia maior, que traz resultados ainda melhores se combinada com ações em social media, conteúdo e relacionamento.

  • Google AdWords: falamos de pagar menos por clique utilizando SEO básico.

Não é somente comprar palavras chave. Esse mercado também está concorrido, mas tem espaço para todos que oferecem um bom conteúdo. Se as palavras compradas refletem sua página de destino, se seu site é rápido, navegável em celulares e tablets, tem URLS amigáveis, titles e descriptions que resumem o que o usuário irá encontrar em sua página, o Google vai enxergar isso e te dar prioridade no preço pago pelo clique do visitante. Porque para ele, o importante é entregar resultados relevantes à quem procura e é isso que faz com que o Google seja o buscador número 1 do mundo. Mais dicas sobre Google AdWords AQUI!

  • Falamos sobre não ver as campanhas fechando vendas via Google Analytics.

Produtos e serviços diversos demandam diferentes níveis de envolvimento do usuário com a compra. Campanhas pagas geralmente trazem usuários novos para nosso site, que desconhecem sua marca, e temos grandes chances de vê-lo sair sem concluir uma compra, pedir um orçamento ou marcar uma consulta (converter).

Todavia, se fornecemos uma boa primeira impressão ao usuário, ele pode sim começar a se envolver com nossa empresa para posteriormente, quando se sentir à vontade, converter. Chamamos isso de conquistar Leads, ou seja, fazer com que o visitante tome uma atitude na primeira visita que não demande grande compromisso de sua parte, como assinar uma newsletter. Isso é um sinal de interesse, um passo importante para que comecemos a construir relacionamento duradouro com novos potenciais clientes.

  • Falamos sobre a importância e a liberdade de testar.

Em nossa primeira tentativa com publicidade online, podemos não sentir o retorno daqueles R$100,00 investidos no mês passado. Mas as informações e métricas que coletamos da experiência nos dará um norte para as futuras campanhas. Ou seja, a verba não é perdida, mas sim, uma fonte valiosa de pesquisa sobre o comportamento de seu público alvo na internet.

  • Ao final, mostramos 2 cases de Google AdWords inspiradores e muito reais.

Assista aqui 2 exemplos de empresas, de ramos e perfil de público completamente diferentes que obtiveram sucesso combinando a ferramenta de publicidade à sua estratégia de negócios.

Beleza na web case adwords

 

 

Sabrimaq - Case Google Adwords


E você? Como anda a sua experiência com publicidade na internet? Acha que está no momento certo de investir? Tem receios, perguntas, dúvidas? Conte-nos sua experiência e tire suas dúvidas nos comentários. Ficarei feliz em respondê-las.

Um grande abraço uma ótima semana! Por @alexandraoliver .

 

Alexandra Oliveira

Marketeira Digital especializada em Mídia. Professora da Pós-Gradução em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais do Senac. De Curitiba, mas morando na ilha de Floripa porque a vida é melhor na praia! Acredito que produtos e serviços precisam trazer algo de valor para a comunidade e é por isso que hoje foco em ajudar pequenos empresários.

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2 Comments

  1. O Facebook Ads hoje é minha principal ferramenta para publicidade, o Google Adwords se tornou muito caro com o tempo

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