Últimos dias para Emitir a Declaração anual de MEI – DASN 2015

MEI-declaracao-DASN2015-alexandra-oliveira

Como estamos pessoal? Trago hoje um lembrete de ouro para os empreendedores que tem Microempresa Individual, ou seja, os enquadrados no sistema MEI, do Simples Nacional que assim como eu, são a espinha dorsal da economia e o futuro do país!

O lembrete: 

Dia 31 de maio é o último dia para fazer sua declaração anual -DASN 2015-

Oh my God! E agora? O que é essa declaração? Eu preciso fazer?

 

Todos aqueles que são MEI e pagam o imposto mensal de valor fixo via boleto bancário precisam declarar, mas não é necessário perder o cabelo ou roer sua unha por causa disso. Basta acessar o site do Portal do Empreendedor, ter em mãos seu bloquinho de notas fiscais emitidas em 2014 e seguir os passos:

  • Ao clicar nesse LINK você será levado para a página da DASN SIMEI, que fica no portal da Receita Federal irá se deparar com essa tela.DASN-declaracao-MEI-alexandra-oliveira
  • Insira seu CNPJ, digite os caracteres de verificação que são péssimos de ler e então você irá para a página abaixo, onde poderá marcar o campo 2014 na linha Original ou Retificar a declaração, isso é corrigi-la se você já fez e tem algo a alterar.

dasn-declaracao-mei-2014

  • Feito isso é só inserir os valores de suas notas fiscais de janeiro a dezembro de 2014 e responder a algumas questões pontuais da Receita sobre número de funcionários e serviços Estaduais/Interestaduais.

App-MEI-QiPU-alexandra-oliveira

Aproveito para mencionar um aplicativo show que me deixa mais segura quanto às obrigações de minha empresa perante ao governo, pois como não tenho contador, é fácil deixarmos prazos e cobranças passarem. O nome é Qipu, e você pode baixar gratuitamente em seu celular, tablet ou usar pelo próprio computador. O Qipu funciona como um gerenciador de sua empresa te dando alertas de prazos e, se devidamente alimentado, guarda seus clientes, vendas, despesas e informa seus benefícios por ser MEI.

Voltando para a declaração: FAÇA. É capaz de essa dolorosa tarefa tomar 20 minutos do seu tempo, então por favor, sem procrastinar ou trocar esses minutos pela TV! Multas e débitos com o governo são um pé no **** e a boa notícia é que para nós, micro empresários individuais, a burocracia envolvida em ter uma empresa está quase 0. \o/

Qualquer dúvida que tiver pode entrar em contato com o Sebrae de seu estado. Eles são ótimos e vão te ajudar em qualquer aspecto da empresa.

@alexandraoliver

 

Alexandra Oliveira

Marketeira Digital especializada em Mídia. Professora da Pós-Gradução em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais do Senac. De Curitiba, mas morando na ilha de Floripa porque a vida é melhor na praia! Acredito que produtos e serviços precisam trazer algo de valor para a comunidade e é por isso que hoje foco em ajudar pequenos empresários.

tablet-segunda-tela-duet-display-alexandra-oliveira
OZ-interiores-empresarias-PME-alexandra-oliveira

Deixe uma resposta